Em sistemas de operação crítica, como de Data Centers, onde poucos segundos de parada na operação podem ocasionar um prejuízo catastrófico, é necessário assegurar a alta confiabilidade do sistema, a fim de garantir a alta disponibilidade.
A combinação de sistemas de armazenamento de energia com um sistema que traz transparência ao comportamento elétrico da instalação, construindo uma base de dados históricos que permite análise e planejamento, garantem esta elevada confiabilidade, assegurando operação 24×7, sem downtimes.
Isso significa que os sistemas de gerenciamento de energia nos Data Centers devem ser capazes de fazer mais do que apenas registrar as leituras dos medidores. Eles devem ser capazes de avaliar a qualidade da energia e identificar pontos fracos.
A tecnologia de medição desempenha um papel fundamental no monitoramento da alta disponibilidade. Ao detectar os eventos de tensão em tempo hábil, os danos e as consequências negativas resultantes deles podem ser evitados. Consequentemente, a qualidade da energia deve ser monitorada de acordo com as especificações normativas, como IEC 61000-2-4:2002, IEEE 519 e ITIC (CBEMA). Dependendo da área do data center em que você se encontra, aplicam-se padrões e valores-limite diferentes.
A qualidade da energia dos sistemas de fornecimento primário e secundário é definida pela norma EN 50160, que especifica as características da tensão para redes públicas de fornecimento de energia. A conformidade com os níveis de compatibilidade definidos nas normas idealmente deve ser de 100%.
Se os níveis forem excedidos, poderão ocorrer falhas e danos pelos quais o fornecedor não é responsável.
Analisadores de Qualidade de Energia Janitza
Nossa linha de analisadores de qualidade de energia permite fazer acompanhamento e aquisição de parâmetros como eventos de tensão de curta duração, transitórios, flicker, desbalanceamento e variação de frequência, tudo isso em background ao registro de parâmetros elétricos convencionais, para funções mais gerenciais. Os analisadores Janitza UMG 509, 512, 604 e 605, por exemplo, podem avaliar o estado da qualidade da energia em conformidade com os padrões e detectar anomalias críticas já na faixa de μs.
Os sistemas de análise e controle de qualidade de energia ofertados pela Choice em parceria com a Janitza trazem como vantagem para o cliente a ALTA DISPONIBILIDADE
• Monitora a alta disponibilidade
• Fornece evidências da qualidade da energia
• Monitora redundâncias
• Evita desligamentos
Todas as informações ficam armazenadas na memória dos equipamentos que realizam as aquisições, permitindo posterior acesso e análise.
Seguem algumas das aquisições feitas pelo sistema Janitza que atuam como análise de qualidade de energia.
Variações de frequência
As variações de frequência representam um desvio da frequência de oscilação fundamental de 60 Hz. Essas variações podem ter um efeito negativo na operação de equipamentos elétricos, como servidores.
Mudanças de fase indutivas e capacitivas
Os sistemas modernos permitem obter um fator de potência ideal (cos phi) quando são usados componentes eletrônicos de potência. Esses componentes, em combinação com o cabeamento e os equipamentos de compensação antigos, podem fazer com que as redes se tornem capacitivas.
Transitórios
Os transitórios são tensões ou correntes imprevisíveis e não periódicas. Eles surgem, entre outras coisas, da equalização das correntes e da equalização da tensão quando o estado da rede muda. As altas sobretensões transitórias podem causar danos ao isolamento e a destruição dos equipamentos de TI.
Quedas e interrupções de tensão
As quedas e interrupções são causadas por operações de comutação ou distúrbios, entre outras coisas. As consequências são perda de memória, falha ou dano ao hardware, falhas de software e erros de dados.
Desequilíbrio
Os desequilíbrios são causados pela carga desigual dos condutores de fase. Eles causam uma carga adicional no condutor neutro e podem levar a sobrecargas e incêndios. Isso significa que a simetria deve ser restaurada de forma rápida e eficiente.
Cargas harmônicas
As harmônicas são correntes ou tensões cuja frequência é um múltiplo da oscilação fundamental. As harmônicas de corrente sobrecarregam a rede e são a principal causa de problemas de qualidade de energia. Além dos enormes custos de reparos e investimentos em substituição, as distorções da rede podem levar a interrupções de serviço.
Vantagem para o cliente
• Variedade de equipamentos adequados para alimentadores e sistemas de distribuição e subdistribuição de energia
• Atende à normas internacionais de qualidade de energia
• Memória registra informações detalhadas sobre as ocorrências de qualidade de energia
• Templates diversos de relatórios de Qualidade de Energia
• Navegador de eventos para monitorar ocorrências com informações gráficas e numéricas
• Curva CBEMA/ITIC para monitoramento de eventos
• Limites configuráveis de aquisição de ocorrências de qualidade de energia
• Gerenciamento de alarmes para notificação imediata das ocorrências de qualidade de energia
• Aumento da confiabilidade e disponibilidade do sistema elétrico como consequência da análise de qualidade
• Variedade de protocolos que permite fácil integração dos analisadores em outros sistemas
• Funções de gerenciamento de energia e monitoramento de corrente residual inclusos nos mesmos equipamentos que executam análise
Conclusão
Em um ambiente de aplicação crítica se torna obrigatório o monitoramento e controle de qualidade de energia, como ferramenta de garantia da alta disponibilidade do sistema. Apenas tendo o controle do fornecimento de energia contínuo e seguro para sua aplicação através do monitoramento de qualidade, por exemplo, com acompanhamento das ocorrências de variações de tensão de curta duração, teremos assegurada a possibilidade de fornecer um serviço de alta disponibilidade para o cliente final que contrata o serviço de um Data Center, ou ainda para aquelas que operam seus próprios dados. As soluções Janitza são totalmente adequadas para cumprir os requisitos de qualidade de energia de um Data Center.