Devido aos inúmeros padrões de segurança e qualidade, a engenharia ferroviária exige componentes confiáveis para o roteamento de cabos. A umidade, a poeira ou as vibrações são desafios diários que a tecnologia ferroviária precisa enfrentar. As fortes condições climáticas exigem um material robusto. Devido à alta classe de resistência ao fogo e à vibração (de acordo com a norma EN 61373) dos produtos icotek, bem como aos tipos de proteção de entrada certificados, os componentes de entrada de cabos da icotek são muito adequados às necessidades da tecnologia ferroviária. Os produtos também atendem à norma europeia de segurança contra incêndio para transporte ferroviário EN 45545-2 no nível de perigo HL3. A icotek também oferece sistemas de entrada de cabos com selos de penetração de fogo de acordo com a norma EN 45545-3.
” Os sistemas de entrada de cabos divididos e os ” prensa-cabos da icotek permitem uma maneira rápida, segura e econômica de alimentar cabos com conectores ou conduítes de proteção de cabos através do piso, da carroceria ou do teto do trem (por exemplo, para aquecimento e ar condicionado) sem anular a garantia dos cabos. Os componentes de entrada de cabos divididos da icotek também vedam os pontos de entrada com proteção de classificação até IP66/IP68 e UL tipo 4X e fornecem alívio de tensão de acordo com a EN 62444.
Os cabos sem conectores, bem como as mangueiras pneumáticas e hidráulicas, podem ser roteados por meio de placas de entrada de multicabos com base em membrana que oferecem proteção com classificação até IP66/IP68 e UL tipo 4X.
Para aplicações ferroviárias com requisitos mais baixos de proteção contra ingresso, a icotek oferece ” placas e tiras de escovas para recortes redondos e retangulares.
Nossos componentes de entrada de cabos se encaixam em recortes métricos retangulares ou redondos de M16 a M85. Para a instalação, a icotek oferece ferramentas e punções ” adequados.
Os campos de aplicação dos componentes de gerenciamento de cabos da icotek em material rodante são, por exemplo
• Caixas de fusíveis/caixas elétricas centrais/armários elétricos/painéis de controle
Aquecimento/ar condicionado
• Cabine do maquinista do trem (roteamento de cabos do compartimento do motor através da carroceria do veículo)
• Parte inferior da carroceria de locomotivas e vagões ferroviários
• Dispositivos de sinalização e iluminação
• Compartimento de passageiros (passagem de cabos em pontos de serviço, por exemplo, estações de carregamento de bateria/fornecimento de energia)
Para um gerenciamento seguro e estruturado de cabos e alívio de tensão das linhas elétricas, oferecemos várias ” placas de alívio de tensão para vários métodos de montagem.
Para o roteamento protegido de cabos na parte inferior da carroceria do vagão ou no compartimento do motor, a icotek oferece ” conduítes de proteção de cabos em vários tamanhos e materiais.
Os componentes de entrada de cabos da icotek estão em conformidade com aprovações e padrões importantes, como proteção com classificação IP e UL, reconhecimento UL ou resistência a UV, o que faz da icotek um parceiro forte e confiável para o setor ferroviário. Devido à alta qualidade dos produtos da icotek, há uma boa segurança contra incêndio de acordo com a EN 45545-2, nível de perigo HL3 e EN 45545-3 (E45 e EI30). Além disso, vários produtos icotek, como sistemas de entrada de cabos e soluções EMC, foram submetidos a um teste de vibração e choque de acordo com a norma EN 61373.
Requisitos da norma de segurança contra incêndio em ferrovias EN 45545-2
A EN 45545-2 define um sistema de classificação que especifica os requisitos para o comportamento de materiais e produtos usados em trens em relação ao fogo. Em vigor desde 2013, o padrão ferroviário europeu para segurança contra incêndio substituiu vários padrões nacionais, como NF F 16-101 e -102, BS 6853 ou DIN 5510-2.
As categorias de aplicação da EN 45545-2 são separadas em quatro tipos diferentes de trens, por exemplo, veículos padrão ou trens especiais. De acordo com a EN 45545, há quatro ambientes diferentes em que os trens circulam, dependendo de quantos quilômetros a rota passa por um túnel. A combinação de tipos de trens e ambientes é essencial para a classificação dos níveis de perigo. Um trem padrão que percorre menos de um quilômetro por um túnel será classificado como HL1. O nível de segurança HL3 é a classificação de perigo mais alta.
Além disso, há diferentes conjuntos de requisitos. Eles se baseiam essencialmente no tipo de produto. Nossos produtos fazem parte dos conjuntos de requisitos R22 e R23 “vedações e mangueiras”. No conjunto de requisitos R22, atendemos aos requisitos para aplicações internas e, no R23, para aplicações externas.
Os produtos de gerenciamento de cabos da icotek são feitos de poliamida autoextinguível (classe de chama UL94-V0) para atender a esses altos requisitos da tecnologia ferroviária.
Resistência ao fogo das barreiras corta-fogo de acordo com a norma EN 45545-3
A norma ferroviária para segurança contra incêndio EN 45545-3 regulamenta a resistência ao fogo das barreiras corta-fogo. Os requisitos e as medidas definidos nessa parte da norma visam proteger os passageiros e a equipe dos veículos ferroviários contra incidentes de incêndio a bordo. Os sistemas de passagem de cabos da icotek ” com vedações de penetração de fogo atendem às classificações E45 e EI30 (quando montados em painel de proteção contra incêndio de 18 mm, E30 em chapa de aço de 3 mm).