As turbinas eólicas são máquinas de alto desempenho com muitos componentes que interagem entre si. Atualmente, os fabricantes enfrentam o desafio de tornar os sistemas ainda maiores e mais potentes e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção para atender às crescentes demandas de lucratividade. Portanto, a manutenção mais fácil, os tempos de construção mais curtos e a redução dos tempos de parada estão se tornando cada vez mais importantes. Nas áreas de roteamento de cabos, gerenciamento de cabos e tecnologia EMC, a icotek oferece soluções altamente eficientes e econômicas – para parques eólicos onshore e offshore.
” Os sistemas de entrada de cabos divididos e os prensa-cabos ” da icotek permitem uma maneira rápida, segura e econômica de alimentar vários cabos pré-montados (por exemplo, plugues de alimentação com vários pinos, conectores M circulares, conectores de sinal e de sensor…) através do painel de controle ou das paredes do gabinete sem anular a garantia dos cabos. Os componentes de entrada de cabos divididos da icotek também vedam os pontos de entrada com proteção de classificação até IP66/IP68 / UL tipo 4X e fornecem alívio de tensão de acordo com a EN 62444.
Os cabos sem conectores (até 115 mm de diâmetro) podem ser roteados por meio de placas de entrada de cabos com base em membrana que oferecem proteção com classificação IP66/IP68 e UL tipo 4X.
Muitos de nossos componentes de entrada de cabos são adequados para recortes padrão de conectores industriais pesados de vários pinos (por exemplo, Harting, Molex…) ou se encaixam em recortes métricos redondos de M16 a M85.
Para a instalação dos componentes de entrada de cabos da icotek, oferecemos várias ” placas de flange e sistemas de montagem para bases de armários, paredes e tetos de muitos fabricantes (por exemplo, Rittal, Pentair Hoffman…).
Para um gerenciamento seguro e estruturado de cabos e alívio de tensão das linhas elétricas, a icotek oferece diversas placas de alívio de tensão para vários métodos de montagem.
O aterramento da blindagem do cabo EMI é muito importante. A área em que a blindagem do cabo é conectada ao aterramento do gabinete é um ponto crítico. É muito importante que a conexão tenha uma baixa resistência (EMC). As braçadeiras de blindagem de cabos SKL” da icotek são uma solução de baixo custo, mas altamente eficaz e universal. As braçadeiras SKL podem ser instaladas em trilhos de montagem, na própria parede do painel ou diretamente em conversores de frequência, drives ou módulos de barramento. Em comparação com os suportes EMC convencionais, é possível obter uma área de contato até 50% maior ao usar a linha SKL.
Os campos de aplicação dos componentes de gerenciamento de cabos da icotek em turbinas eólicas/parques eólicos são, por exemplo:
• Painéis de controle / gabinetes
• Sistemas de controle de inclinação para pás de turbinas eólicas
• Conjuntos de anéis deslizantes para transferência de energia e dados
• Conexão de instrumentos de medição/sensores ao interior da nacela
• Conexão de iluminação de obstrução ao interior da nacela
• Roteamento de cabos dentro da nacele
• Roteamento de cabos de alimentação dentro da torre
• Sistemas de monitoramento de condições
• Geradores
• Transformadores
Inversores de CA
Em geral, os produtos icotek têm alta qualidade e eficiência excepcional. Todos os produtos da icotek são rápidos e fáceis de instalar e de montar com cabos, durante a instalação inicial, bem como em caso de manutenção ou retrofit.
Muitos de nossos produtos estão disponíveis com parafusos V2A anticorrosivos ou não consistem em nenhuma peça metálica, o que os qualifica também para uso offshore.
Os componentes de entrada de cabos da icotek estão em conformidade com aprovações e padrões importantes, como proteção com classificação IP e UL, reconhecimento UL, RINA, DNV ou resistência a UV, o que faz da icotek um parceiro forte e confiável para o setor de energia eólica.