A segurança do trabalho desempenha um papel importante em praticamente todas as indústrias. O exemplo da Kandern Feuerfest GmbH mostra como a proteção de áreas de trabalho pode ser facilmente realizada mesmo em condições ambientais adversas. Um sistema de chaves trapped key e um Sistema de Segurança sem Fio SAFEMASTER W proporcionam mais segurança para a equipe de operação durante a operação, manutenção e serviço das instalações.
O barro refratário é um material artificial resistente ao fogo usado para o revestimento refratário de fornos. A matéria-prima para a produção é uma mistura de argila, barro já queimado e moído novamente, e diferentes aditivos.
A mistura é importante
Durante o processo de produção, o material é primeiro extrudado, moldado em prensas hidráulicas e, em seguida, seco. Após o final do processo de secagem, que dura entre cinco dias e três semanas, dependendo do tamanho e do material da pedra, as pedras refratárias de argila são queimadas em grandes fornos a temperaturas entre 1.000°C e 1.400°C. Extrusão, moldagem, secagem e queima exigem muita experiência. No entanto, o passo mais importante é a preparação da mistura de argila. As características desejadas do produto determinam a proporção de mistura dos componentes: argila moída, argila, outros aditivos e água. As matérias-primas são pesadas automaticamente em silos e, após a mistura, transportadas por correia transportadora para a chamada casa de imersão. Aqui, o material é armazenado por até três semanas. Esse processo de envelhecimento também é decisivo para a qualidade do produto. Dentro da casa de imersão, um carregador compacto transporta o material da entrada do final da correia transportadora para uma das três caixas de massa, onde é armazenado até ser processado.
Após o envelhecimento, o carregador transporta o material para um ponto de descarga – uma abertura de piso com porta e tamanho de 60 cm x 40 cm. No nível abaixo da casa de imersão e diretamente sob a abertura, o material é extrudado. Uma análise dos potenciais riscos nesta área, ou seja, uma avaliação de risco, mostrou que definitivamente é necessário implementar uma proteção nessas portas.
Proteção de portas e queda de material
Em princípio, existem dois riscos potenciais para os funcionários na casa de imersão. Por um lado, a manobra do carregador na casa de imersão relativamente estreita acarreta o risco de colisão com outros funcionários. O segundo risco é a abertura de queda de material, uma vez que a abertura no chão é tão grande que uma pessoa pode cair. Como apenas o motorista do carregador de rodas precisa estar nesta área, poderíamos simplesmente eliminar o primeiro risco protegendo a sala. A princípio, no entanto, o motorista do carregador também corre o risco de cair na queda de material. A proteção é mais complicada de ser realizada aqui.
Nestas áreas a instalação de chaves trapped key é uma ótima escolha. As cinco portas de correr, quatro das quais levam à casa de imersão, são seguras pelo sistema de chave e Trapped key. O sistema combina as vantagens do interruptor de segurança, fechadura de segurança, transferência de chave e função de comando e pode ser expandido de maneira modular. As chaves só podem ser retiradas do intertravamento das portas de correr quando elas estão seguramente trancadas. Como essa função é puramente mecânica, nenhuma instalação elétrica adicional é necessária nesses locais. Os componentes de aço inoxidável ou aço carbono são muito robustos e, portanto, uma solução ideal para as condições ambientais ásperas na casa de imersão. O operador tem que inserir as quatro chaves em outro sistema montado na parede. A quinta chave liberada pode então ser inserida na seccionadora a qual libera a ignição mecânica conectada do carregador. Desta forma, é garantido que o carregador de rodas só pode iniciar a operação quando cada acesso está trancado.
Conexão com o safety-PLC de acordo com o Nível de Performance
A proteção da área não impede o perigo para o motorista da carregadeira. A queda de material pode ser bloqueada por uma aba acionada pneumaticamente. Essa aba fica aberta enquanto o material é carregado no extrusor. Como o funcionário tem que estar nessa área durante a operação, ele ou ela pode inadvertidamente cair através da queda de material.
A conexão com o sistema elétrico acomodado no painel de controle no nível inferior ao lado do extrusor é feita por meio do módulo de segurança de rádio UH 6900. Além disso, é utilizado um transmissor de rádio móvel RE 5910 para o módulo de parada de emergência por rádio BI5910. Ele tem quatro botões adicionais livremente configuráveis para tarefas de controle. Exigindo que o motorista pressione um dos botões para abrir ou fechar a aba assim que ele se senta na carregadeira. Isso significa que a aba ativada pneumaticamente só se abre quando o operador está sentado na carregadeira e confirma isso pressionando o botão do transmissor de rádio. A aba fecha se o operador pressionar o botão “fechar” do transmissor de rádio. A aba também fecha em caso de parada de emergência acionada, falha de energia ou abertura de emergência da quinta porta deslizante. A modularidade do sistema trapped key torna a conexão entre a proteção do acesso e CLP de segurança muito simples.