Gestão de Energia - HEATMAPS
O que é um Heatmap?
Um heatmap, também conhecido como mapa de calor, é uma representação gráfica com código de cores para apresentar frequência de ocorrência de um determinado evento ou ainda período de maior incidência/magnitude de uma grandeza.
Sua função é fornecer de maneira amigável, para rápida compreensão, o comportamento de determinada variável ao longo do tempo.
Como utilizar esta ferramenta em meus projetos de Gestão de Energia?
Quando administrando processos de gerenciamento de energia sempre nos deparamos com algumas perguntas: Quais os períodos durante o dia minha instalação consome mais energia? Quais são os pontos dentro desta instalação que estão contribuindo mais para este alto consumo? Como comprovar com clareza e transparência qual é a sazonalidade de consumo da minha operação? Estas são perguntas facilmente respondidas quando temos à nossa disposição uma ferramenta gráfica visual e intuitiva tão informativa quanto os heatmaps.
Quando configurados para apresentar dados de consumo em kWh, por exemplo, o código de cores permite que o operador identifique, logo ao olhar para o gráfico, qual o horário do dia, ou quais os dias da semana, o consumo é maior. Essas informações são muito importantes no momento de desenvolver um plano de eficiência e redução de consumo.
Outro exemplo interessante da utilização de heatmaps é para a apresentação de eventos de qualidade de energia, mostrando qual a frequência de ocorrência ao longo do período configurado. Isto permite que os operadores da rede, que já conhecem o comportamento elétrico da sua instalação, consigam associar problemas de má-qualidade de energia apresentados no mapa com situações do dia-a-dia da fábrica, como a maior incidência de um transitório de corrente no momento em que uma grande carga indutiva entra em operação.
A disponibilização destas informações de forma segura e documentada através desta ferramenta torna o processo de gestão de energia mais simples e ainda mais confiável.